Domingo da Santíssima Trindade
Naquele tempo, estava Jesus a falar à multidão sobre o reino
de Deus e a curar aqueles que necessitavam. O dia começava a declinar.
Então os Doze aproximaram-se e disseram-Lhe: «Manda embora a
multidão para ir procurar pousada e alimento às aldeias e casais mais próximos,
pois aqui estamos num local deserto». Disse-lhes Jesus: «Dai-lhes vós de
comer». Mas eles responderam: «Não temos senão cinco pães e dois peixes; só se
formos nós mesmos comprar comida para todo esse povo».
Disse Jesus aos discípulos: «Mandai-os sentar por grupos de
cinquenta». Assim fizeram e todos se sentaram. Então Jesus tomou os cinco pães
e os dois peixes, ergueu os olhos ao Céu e pronunciou sobre eles a bênção.
Depois partiu-os e deu-os aos discípulos, para eles os distribuírem pela
multidão. Todos comeram e ficaram saciados; e ainda recolheram doze cestos dos
pedaços que sobraram.
(Lc 9, 116-17)
Se verdadeiramente a Eucaristia é fonte e ápice da vida e da
missão da Igreja, temos de concluir antes de mais que o caminho de iniciação
cristã tem como ponto de referência tornar possível o acesso a tal sacramento.
A propósito, devemos interrogar-nos – como sugeriram os padres sinodais – se as
nossas comunidades cristãs têm suficiente noção do vínculo estreito que há
entre Batismo, Confirmação e Eucaristia; de facto, é preciso não esquecer
jamais que somos batizados e crismados em ordem à Eucaristia. Este dado implica
o compromisso de favorecer na ação pastoral uma compreensão mais unitária do
percurso de iniciação cristã. O sacramento do Batismo, pelo qual somos
configurados a Cristo, incorporados na Igreja e feitos filhos de Deus,
constitui a porta de acesso a todos os sacramentos; através dele, somos
inseridos no único corpo de Cristo (1 Cor 12, 13), povo sacerdotal. Mas é a
participação no sacrifício eucarístico que aperfeiçoa, em nós, o que recebemos
no Batismo. Também os dons do Espírito são concedidos para a edificação do
corpo de Cristo (1 Cor 12) e o crescimento do testemunho evangélico no mundo.
Portanto, a santíssima Eucaristia leva à plenitude a iniciação cristã e
coloca-se como centro e termo de toda a vida sacramental.
(Sacramentum Caritatis nº17, Bento XVI)
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